sábado, 13 de dezembro de 2014

Séries: Demônologia - Estudos Sobre Demônios. Capítulo 1 (Introdução)


Nos dias de hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis ou até mesmo amedrontadas quando o assunto é Satanás e seus demônios. Qualquer menção, por menor que seja, sobre o Maligno faz brotar em suas mentes uma série de representações cheias de terror. Já outras, provavelmente influenciadas pela literatura e pelo cinema, são atraídas pelo mistério que envolve o tema. Porém, uma coisa é certa, falar do demônio suscita as reações mais adversas entre as pessoas.

Diferentemente do Satanismo,a Demonologia é apenas o estudo das entidades ou espíritos associados pelos cristãos a seres malignos. E eles não necessariamente o são. Enquanto o Satanismo prega uma forma de oposição a ordem vigente (seja moralmente ou ocultisticamente),a demonologia tem seu foco na adoração (Demonolatria) e estudo (Demonologia) dessas entidades.
Na grécia antiga era difundida a lenda (principalmente pelo filósofo Apuleio) de que cada ser humano nascia com dois demônios. Um bom chamado Panthos Daimos e um mal chamado Kaiko Daimos. Ambos interferiam na vida do indivíduo de forma direta e tinham a capacidade de interagir com outras pessoas e serem mensageiros dos deuses,intermediários entre eles e os homens. Eram figuras de extrema importância,mas ainda assim o termo foi distorcido com o passar do tempo.

Os demônios então seriam mensageiros,bem como os anjos,entre um ou mais deuses e o magista.
Ainda que os católicos e cristãos em geral repudiem a idéia,os demônios são absurdamente necessários para legitimar o poder de Deus,testar seus filhos e puni-los se necessário. Não são agentes incitadores do mal,mas uma forma de punição,enquanto os Anjos teriam tarefas mais "nobres" a serem feitas.

Enquanto para nós certas entidades são consideradas malignas e repulsivas,para seus povos de origem elas eram adoradas de formas que mal imaginamos. Certa vez fui apresentado a uma gravura em pedra de PAZUZU (o daemon dos 4 ventos) devorando um aspecto de Lilith. Tal imagem servia como amuleto de proteção e era colocado sobre os berços dos bebês para que as entidades comandadas pela deusa da luxúria,sexo sem reprodução e do aborto não levasse a criança antes do tempo.

Por este fato os tópicos de Satanismo e Demonologia ficarão separados... cada coisa em seu local devido. Aqui se tratará de analises sobre tais espíritos que são inúmeros e de grande interesse para qualquer ocultista.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade